PF realiza operação contra crimes ambientais nas terras indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru
A operação durou 10 dias e foi encerrada nesta quinta-feira (25). Ação tinha como objetivo paralisar atividades de extração ilegal de madeira e minério.
A operação tinha como objetivo paralisar atividades de extração ilegal de madeira e minério, garantia da posse e uso exclusivo de recursos naturais pelos povos indígenas do território.
Durante as ações, foram lavrados autos de infração com multas aplicadas no valor de R$ 729.500,00. Além disso, também foram realizados termos de embargo e interdição de aproximadamente 600 hectares e a apreensão de três armas de fogo.
Os agentes realizaram a interdição de serrarias e movelarias irregulares, apreensões de madeira em tora e beneficiada de várias essências, tais como maçaranduba, pau santo copaíba, angelim e um pequizeiro com aproximadamente 200 anos de existência.
A operação contou 62 servidores e foi feita em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Força Nacional, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Maranhão (BPA-PMMA).
Os investigados poderão responder por crimes de receptação
qualificada, transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença
válida, funcionamento de estabelecimento potencialmente poluidor sem
autorização.
Deixe um comentário