Pagamento do auxílio emergencial 2021 começa dia 6 de abril: veja o calendário completo
A Caixa divulgou o calendário de pagamento, que vai de 6 de abril até o dia 22 de agosto, por meio de crédito em conta digital.
No último dia 26 de março foi publicado decreto que
regulamenta o pagamento do auxílio emergencial 2021, instituído no último dia
18 de março por meio de Medida Provisória. O apoio financeiro será pago a
trabalhadores informais de baixa renda e aqueles inscritos em programas sociais
como o Bolsa Família, caso o novo benefício seja mais vantajoso.
Nesta quarta, a Caixa divulgou o calendário de pagamento,
que vai de 6 de abril até o dia 22 de agosto, por meio de crédito em conta digital.
Segundo a Caixa, com a experiência do Auxílio Emergencial,
criado pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, e da extensão do Auxílio
Emergencial (Medida Provisória nº 1.000, de 2 de setembro de 2020), o
calendário foi organizado para que o atendimento ocorra de forma ordenada e sem
aglomeração.
Os pagamentos serão escalonados, de acordo com o mês de
nascimento do beneficiário, em ciclos de crédito em conta e saque
Reforço no atendimento
Ainda de acordo com a Caixa, para reforçar a rede de
atendimento aos brasileiros, o banco contratou 7,7 mil colaboradores para atuar
nas mais de 4,2 mil agências em todo o país. A Caixa ainda intensificou os
protocolos de combate à Covid-19 e vai reforçar a higienização e o
distanciamento em suas unidades.
Calendário
O Auxílio Emergencial 2021 começará a ser pago no dia 6 de
abril para os brasileiros nascidos em janeiro e os demais beneficiários
receberão conforme abaixo.
Caixa tem
A conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada,
sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de até R$ 5 mil. A
movimentação do valor dos benefícios pode ser realizada por meio digital com o
uso do aplicativo Caixa Tem. Atualmente, 75% das movimentações da conta
Poupança Social Digital são feitas de maneira digital, por meio do Caixa Tem.
Pelo aplicativo, é possível realizar compras em
supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de
débito virtual e QR Code.
O trabalhador também pode pagar contas de água, luz,
telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas
pela opção “Pagar na Lotérica”.
A partir da data de disponibilização dos recursos para saque
ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários
poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou
realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas.
Quem terá direito ao Auxílio Emergencial em 2021
Pelas novas regras, estabelecidas pela Medida Provisória
1.039/2021, o Auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três
salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário
mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até
o mês de dezembro de 2020, pois não haverá nova fase de inscrições. Para quem
recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso. A
família receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do
programa, seja o valor do Auxílio Emergencial.
O valor médio do benefício será de R$ 250, variando de R$
150 a R$ 375, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada
família.
- As famílias, em geral, vão receber R$ 250;
- A família monoparental, chefiada por uma mulher, vai
receber R$ 375;
- Pessoas que moram sozinhas vão receber R$ 150.
Como o cidadão pode saber se foi aprovado para receber o Auxílio Emergencial
A Dataprev realizará o cruzamento dos dados das pessoas cadastradas no grupo de beneficiários com os critérios do novo programa. A partir do dia 2 de abril, os cidadãos poderão verificar o resultado do processamento através do endereço auxilio.caixa.gov.br ou central 111.
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