História do Outubro Rosa e a Campanha: "Outubro não é só mais um mês, e rosa não é só mais uma cor"
Logo da Campanha "Outubro Rosa" realizada pela Rádio Atrativa FM. |
O movimento popular internacionalmente conhecido como
Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que
simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a
participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos
Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer
de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do
Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção
do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século
20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the
Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada
em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade
(www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados
Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a
prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e
são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico
precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam
com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras
ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama),
partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos,
pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial,
de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que
foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez
mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada
em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma
bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de
tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel,
pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro
Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado
Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em
São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do
Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num
período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32
Mmdc , o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes
com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa
européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao
Outubro Rosa.
Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao
câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas
cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP,
Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF,Salvador-BA,Teresina-PI
Poços de Caldas-MG e outras cidades.
O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a
estatua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo
Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.
Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao
Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas
ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.
Com uma visão estratégica o Instituto Neo Mama vai iluminar
2 (dois) locais em Santos-SP, a Fortaleza da Barra e Pinacoteca Benedicto
Calixto do dia 23/10/2009 até o dia 02/11/2009. Esse período é em função de
ficar próximo do Mutirão de Mamografias que será realizado pelo Governo do
Estado de São Paulo no dia 14/11/2009. Como os locais iluminados ficam em
frente à praia, os mesmos poderão ser vistos pelos turistas dos navios de
cruzeiros e os do feriado prolongado de Finados onde aumenta o número de
turistas.
Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate
ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa,
iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia
Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro
domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do
câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a
participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São
Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2(dois) mutirões de
mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.
As várias reportagens de tv e jornal, com a repercussão da
Fortaleza da Barra iluminada de rosa em maio de 2008, foram apresentadas no
mesmo mês no "Course for the Cure" realizado pela ong americana Susan
G. Komen, no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo-SP.
Em maio de 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate
ao Câncer de Mama, novamente iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem
ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama
comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era
alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da
Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo
Governo do Estado de São Paulo.
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial
"Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a
realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
O objetivo deste site é divulgar, de modo simples a
sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas
mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos
mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que
mais mata mulheres em todo o mundo.
O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos
12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês
de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se
especial e destacado dos demais.
Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos
contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo
anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.
Clique no player abaixo e ouça o áudio da campanha vinculada pela Rádio Atrativa FM.
Clique no player abaixo e ouça o áudio da campanha vinculada pela Rádio Atrativa FM.
Deixe um comentário